O ingrediente mais importante é o carinho. 
Bom apetite!

0310 - Carne assada de panela

Ingredientes:

1 Lagarto de aprox. 1kg
300gr de batata inglesa pequena
Toucinho defumado
Azeitonas
Vinha d’alho
Óleo para fritura
Cebolas cortadas em rodelas a gosto
Tomates sem pele e sem sementes a gosto

Modo de fazer:

 

Limpe e lave o lagarto. Com uma faca pontiaguda, perfure a carne e introduza pequenas porções de toucinho e azeitonas. Tempere com Vinha d’alho e deixe repousar por meia hora. Leve ao fogo numa panela com óleo bem quente. Deixe dourar. Coloque a carne e junte aos poucos o molho em que temperou a carne. Tampe a panela e deixe em fogo regular. Pingue água aos poucos até que a carne cozinhe. Quando estiver quase pronta coloque as batatas. Quando estiver pronta, retire e, ao molho que se formou, acrescente as cebolas e os tomates.

 

DICA DE COZINHA:

 

UM BIFE SUCULENTO

 

POR INCRÍVEL QUE PARECA, MUITO POUCA GENTE SABE FAZER UM BIFE GOSTOSO. PREPARAR UM FILÉ SUCULENTO É MAIS FÁCIL DO QUE SE IMAGINA. BASTA ESCOLHER A CARNE E A GORDURA CORRETAS E USAR A FRIGIDEIRA ADEQUADA.

 

A melhor carne para bifes é o filé e o contrafilé. Mas quem prefere fazer um bife mais simples, pode usar a aba de alcatra ou coxão mole. Essas duas últimas partes de carne devem ser amaciadas dos dois lados com o batedor de carne.

Existem vários tipos de bife. O CHATEAUBRIAND é um bife bem alto, feito de filé mignon. Já o TORNEDOR é um pouco mais baixo, feito de contrafilé. O ESCALOPINHO também é um filé mignon, só que bem pequeno. Pesa aproximadamente 50gr. Por último o bife comum, de aba de alcatra ou coxão mole que chega a pesar 200gr.

A frigideira é de ferro, pois conserva muito mais o calor. Querendo dispensar o uso da gordura, procure uma frigideira anti-adesiva. Há. também as frigideiras próprias para grelha.

O segredo de um bom bife está na gordura, que deve ser bem quente. Serve qualquer gordura desde o óleo até a manteiga.

Ao começar a fritura, não use muita gordura, vá acrescentando aos poucos à medida que for secando. Frite um bife de cada vez, para que a temperatura se mantenha a mesma evitando a perda de água da carne.

Os bifes só devem ser fritos pouco antes de serem servidos, pois quando estão longe do calor tendem a ficar ressecados.

Nada de temperos antes das frituras. Bote sal e pimenta no bife depois de frito, assim a carne não solta liquido e não perde suas proteínas.

O TORNEDOR leva toucinho enrolado em sua volta e pode ser frito de dois em dois, já que tem maior quantidade de gordura. Em fogo lento, vá rodando o bife até que o toucinho tenha virado torresmo. Depois disso, quando a frigideira estiver cheia de gordura derretida, aumente o fogo, vire o bife do lado da carne e deixe fritar por dois minutos de cada lado, para que fique no ponto. Por fim, tempere com sal pimenta e molho inglês a gosto.

Uma dica para que seu bife não encolha: faça algumas incisões na pele que fica ao redor.

Como acompanhamento, faça uma pasta de manteiga. Misture 90gr de manteiga com 30gr de salsa, duas colheres de (café) de limão e meia colher (café) de sal. Espalhe metade num prato pré-aquecido (não pode ser quente demais para que a manteiga não vire óleo), coloque a carne por cima e depois cubra com a outra metade.

 

Para dar água na boca...

Cheesecake frutos vermelhos
Costela de porco com batata doce
Salada feijão branco com rucula e presunto
Bolo de banana natural
Pão do Edgard
Pizza com muzzarela búfula e manjericão
Picadinho de carne com vinho e ovo
Ragu de rabada com polenta
Naked Cake de frutos vermelhos

Siga-nos no Instagram

Copyright © 2019 podComer. Todos os direitos reservados.

Quem está online

Temos 369 visitantes e Nenhum membro online