0446 - Congro rosa ao molho de gorgonzola
Ingredientes:
2 kg de Congro Rosa em postas
100g de queijo Gorgonzola
1 litro de leite fervido
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 1/2 colheres de sopa de margarina
suco de 1 limão
sal e pimenta a gosto
Modo de fazer:
Tempere as posta com sal, limão, pimenta e reserve por 30 min.
Leve o peixe ao forno moderado a 170 graus (pré-aquecido) por mais ou menos 20 min ou até secar a água que fica no recipiente.
Então faça o molho Bechamel, e depois de pronto, mexendo sem parar, vá acrescentando o queijo gorgonzola em pedaços. Mexa até que o queijo dissolva por completo.
Coloque o molho Bechamel sobre as postas e retorne o prato ao forno moderado(pré-aquecido) até borbulhar.
Retire e sirva com arroz branco.
Molho Bechamel
Leve uma panela ao fogo médio e acrescente a margarina para derreter.
Coloque a farinha de trigo e com uma colher de pau mexa sem parar, até que forme uma bola.
Adicione o sal e a pimenta a gosto e vá acrescentando o leite aferventado aos poucos, cuidando para não embolar e mexendo sempre.
Quando o molho estiver denso e começar a borbulhar, estará pronto.
Rendimento: 6 pessoas
Nome Popular: Congro
Nome Científico: Conger conger
Tamanho Médio: 2 a 3 metros
Peso Máximo:Pode chegar aos 25 Kg
Detalhes da Espécie:
O congro é uma espécie de peixe que, à semelhança do safio e da enguia, repta junto aos solos marinhos. Muito sedentário, fixa-se em tocas nas rochas ou em destroços de navios afundados, locais estes onde nidifica em colônias de vários indivíduos. Caça principalmente de noite, alimentando-se de toda a espécie de comida: polvos, caranguejos, peixes e cadáveres de espécies marinhas em decomposição. Morfologia: A configuração do congro é longilínea, alongada e cilíndrica, com a cabeça e os olhos muito pequenos, as barbatanas anal e dorsal que se unem na cauda, e a boca grande e repleta de grandes e pontiagudos dentes. A cor varia de indivíduo para indivíduo, podendo ser verde-escura, castanha ou quase preta, quase sempre com colorações mais claras na região ventral.
Características Especiais:
Uma característica especial do congro é a capacidade de regurgitar os anzóis, quando os tem presos nas suas entranhas. Outra característica, e já comum a outros peixes, é a capacidade de emitir sons perfeitamente audíveis à superfície.
Pesca:
Para se pescar o congro, tem de se fazer aquilo a que se chama pesca pesada. Pode ser pescado ainda com covos, à linha de fundo ou à rede. Os iscos para os covos são as buchadas de sardinha, e para a linha os melhores iscos são também as buchadas de sardinha, postas de sarda e de savelha salgadas e pedaços de carne crua de vaca. Quando pescado à linha, é aconselhável o emprego de estrados de aço e, para a sua captura, o uso de bicheiros.
Fonte.Citibank