O ingrediente mais importante é o carinho. 
Bom apetite!

0380 - Strudel de damasco e os Segredos da Cozinha Alemã (Parte II)

Ingredientes:

Massa:

1 xícara bem cheia de farinha de trigo
1 colher (de café) rasa de sal
1 colher (de chá) de óleo
1 colher (de sopa) de água morna
1 ovo

(farinha, gema, óleo e açúcar granulado para pincelar e polvilhar o strudel).

Recheio:

5 colheres de sopa de açúcar
1 ½ xícara de purê de damascos, cozidos no vapor (frescos ou secos)
½ colher (de café) de canela em pó
1/3 xícara de passas sem sementes
2 colheres (de sopa) de farinha de rosca
1 colher de sopa de manteiga

Modo de fazer:
 

Massa:
Junte todos os ingredientes e sove a massa vigorosamente, batendo-a na pedra. Deixe descansar, enrolada num pano úmido, por cerca de uma hora.
Abra-a, então, com as mãos, formando uma banda de dois palmos de comprimento por um de largura.
A massa deve ficar transparente como papel fino.
Descanse-a sobre um pano enfarinhado.
Coloque o recheio só em metade de largura. Dobre as duas extremidade sobre elas. Dê uma volta para fechar o doce, enrolando o que restar, sem apertar. Coloque em uma assadeira untada. Pincele com a gema misturada com óleo e leve ao forno pré-aquecido, com temperatura de 200°C, durante 15 minutos.
Pincele novamente, polvilhe com açúcar e deixe no forno, com temperatura moderada de 175°C até estar sequinho, dourado e crocante.

Recheio:
Misture tudo, menos a manteiga.
Utilize sobre a massa, conforme indicado acima, colocando a manteiga sobre o recheio.

 

Rendimento: 6 porções.

 

COZINHA É CULTURA

 

Os segredos da cozinha Alemã (Parte II)

 

O kassler, a costeleta de suíno defumada que também é parte integrante do choucrout garnie, revela uma faceta interessante da cozinha alemã: os defumados. De novo, a presença marcante do suíno. Neste setor, os presuntos defumados de westaphalia, com aroma de zimbro, estão entre os mais famosos do mundo.

Mas talvez seja com o eisbein, o típico joelho de suíno, que o choucrout seja mais popular no Brasil. Normalmente este joelho de suíno é apenas cozido, mas o eisbein à pururuca é realmente uma excelente variação sobre o mesmo tema.
Na Alemanha são comuns os pratos com paladar levemente azedo, meio azedo e meio doce. E esse paladar aparece um pouco nas costeletas com molho picante e no filé com pepino.
A carne marenada, a sauerbraten, se espalhou também pelo mundo e reflete o paladar por carnes cozidas com molho marcantes. Aliás, essa carne é preparada de uma maneira que lembra os pratos de caça outra grande paixão Alemã.
É a cerveja, e não o vinho, a companheira habitual do Alemão à mesa. Afinal, um país que consome perto de 150 litros de cerveja por habitante (velhos e crianças incluídos) a cada ano tem mais de 1.200 cervejarias, tem mesmo de ter muito amor por essa bebida. Nas regiões tipicamente vinículas, como Baden, Rhenania, Mosel e outras, se consome muito vinho, mas muitas vezes fora da refeição. Os vinhos brancos alemães são normalmente doces, e excelentes para muitas ocasiões, mas que dificilmente se casam com a cozinha local.
E esse amor à cerveja também aparece na cozinha, pois são muitos os pratos preparados com ela, entre os quais o lombo cozido na cerveja.
 

A cozinha Alemã também é rica em receitas de peixes, dos defumados do mar do norte, ideais para o clima frio da região, aos salmãos do Reno. O gratin de peixe é uma receita da Baviera e combina o peixe, a batata e o ligeiro paladar picante da mostarda.

O receituário Alemão é realmente rico e variado, mas talvez seja na confeitaria que ele atinja o seu auge. O alemão gosta muito de doces, que come após as refeições e também nos chás da tarde. A confeitaria Alemã se rivaliza com a vizinha Áustria, reconhecida como uma das melhores do mundo. A Floresta Negra é um dos representantes mais ilustres dessa arte assim como a suas massas folhadas que compões os maravilhosos strudel, dos quais o de damasco é um exemplo.
 

Fonte: Companhia União dos refinadores açúcar e café

 

Para dar água na boca...

Cheesecake frutos vermelhos
Costela de porco com batata doce
Salada feijão branco com rucula e presunto
Bolo de banana natural
Pão do Edgard
Pizza com muzzarela búfula e manjericão
Picadinho de carne com vinho e ovo
Ragu de rabada com polenta
Naked Cake de frutos vermelhos

Siga-nos no Instagram

Copyright © 2019 podComer. Todos os direitos reservados.

Quem está online

Temos 325 visitantes e Nenhum membro online