0364 - Peixe à Tarantur e os segredos da cozinha Sírio-Libanesa (Parte II)
Ingredientes:
1 kg de filés de pescada
suco de 1 limão
sal e pimenta síria
½ xícara de azeite de oliva extra virgem
Molho:
4 colheres de sopa de tahine
3 dentes de alho socados
suco de ½ limão
sal e pimenta síria a gosto
100g de nozes moídas
10 folhas de hortelã
Modo de fazer:
Peixe
Tempere com antecedência, duas horas no mínimo. Limpe bem os filés e tempere com sal, pimenta e limão. Coloque o peixe numa assadeira, regue com o azeite e leve ao forno médio por 20 minutos.
Molho
Misture o tahine, o alho e o limão. Vá batendo e acrescentando água aos poucos, até clarear. Salgue e apimente.
Coloque os peixes assados numa travessa e cubra com o molho. Espalhe as nozes moídas por cima e decore com folhas de hortelã.
NOTA: O tahine e a pimenta síria podem ser encontrados prontos e em lojas que tenham produtos árabes.
Rendimento: 4 porções
COZINHA É CULTURA
O Kafta, que leva também carne moída, mas não o trigo, também tem várias versões, entre as quais a grelhada na brasa, a mais popular e a feita no forno, Vamos encontrar também na culinária árabe, além dos charutinhos, muitos legumes recheados, como a abobrinha, servida normalmente com um molho de tomate.
E o arroz, parte importante nessa cozinha, está quase sempre presente nesse recheio ao lado da carne e outros temperos.
O arroz é também utilizado para rechear muitos animais. O carneiro recheado com arroz, carne e o pinhão típico do Líbano, o “cubar”, é um dos pratos mais prezados e dos mais saborosos da região. Também o frango é comumente recheado.Aqui, ficamos com o pernil de cordeiro com arroz, preparado com seu caldo e com o arroz com frango desfiado e amêndoas,que entra na composição de muitos pratos.
Os peixes são comuns na culinária árabe, mas não aparecem nos restaurantes que servem especialidades dessa cozinha.
O peixe taratur talvez seja a receita de peixe mais popular. Aqui é apresentado numa versão com nozes, tahine, ingredientes à base de gergelim e outros temperos como limão.
As esfihas também conhecem muitas receitas. A proposta é da aberta, a mais fácil de ser feita. A sua massa é realmente delicada e leve .Quem quiser pode faze-la fechada.Mais sofisticada , a esfiha de massa folhada , quando bem feita , derrete na boca.Também se pode aproveitar a receita da massa para fazer pequenas e esfihas , de uns 3 cm de diâmetro com o zatar , um tempero muito típico e caro que pode ser encontrado em casas que tem produtos típicos.
Muitos pratos árabes costumam ser acompanhados de uma salada verde, ou coalhados árabe, bem consistentes. Essa coalhada é muito importante no receituário sírio-libanês e acompanha as entradas , quibes (quibe labanie)e tanto outros pratos.
A confeitaria sírio-libanesa é generosa, bastante açucarada, com muitas caldas. E as trouxinhas de tâmaras e os pastéis de nozes são bem representativos.
FONTE: Companhia União dos refinadores açúcar e café.