0266 - Trutas ao molho de azeitona e os Segredos da Cozinha Grega (Parte II)
Ingredientes:
4 trutas limpas
sal e pimenta preta moída a gosto
6 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cebola grande cortada em rodelas finas
6 tomates sem pele e sem sementes
1 branco de alho poró (francês) em fatias
24 azeitonas verdes, sem os caroços, cortadas em rodelas
1 ½ xícara de chá de caldo de peixe
1 colher de chá de salsinha picada
Modo de Fazer:
Lave as trutas e seque. Salgue, apimente e reserve.
Prepare o molho. Esquente 4 colheres de sopa de azeite e frite a cebola até começar a pegar cor. Acrescente os tomates, as azeitonas e o caldo de peixe. Baixe o fogo e cozinhe durante 10 a 15 minutos.
Enquanto isso, prepare o peixe na grelha. Ele vai levar uns 10 minutos para grelhar. Passe o azeite que restou nas trutas e esquente a chapa. Grelhe as trutas durante 5 minutos de cada lado.
Coloque as trutas no prato de servir.
Salgue e apimente o molho depois de pronto e coloque sobre as trutas, decorando com a salsinha.
COZINHA É CULTURA
Outros temperos populares da cozinha grega: orégano, realmente muito apreciado, a menta, e a canela que aparece em pratos doces e salgados e a noz-moscada.
A presença dos frutos do mar na cozinha helênica é evidente, como era de se esperar num país relativamente pobre em termos agrícolas e com uma costa tão grande e recortada. A sopa de peixe com arroz e tomate é das mais saborosas, numa variação com ingredientes gregos de outras sopas semelhantes do Mediterrâneo.
Os chamados “legumes mediterrâneos”, principalmente a abobrinha e a berinjela entram em muitos e muitos pratos. O peixe com abobrinha representa, então, uma fusão desses dois ingredientes muito populares. Além do azeite, é natural que também, a azeitona entre nas receitas gregas e ela dá um toque especial na truta grelhadas com azeitonas. Provavelmente uma adaptação de receita grega tradicional, já que a truta não é tão comum assim no país. Os peixes de água saldada predominam.
Os espetinhos de cubos de cordeiro intercalados com tomates, louro e outros vegetais, estão entre os pratos mais populares. Esses grelhados (souvlakia em grego e kebab no oriente) são feitos e oferecidos na rua, nos mercados e em outros pontos de aglomeração. O iskender kebab combina a carne com o iogurte e o pão típico, a pita, semelhante ao pão árabe. O cordeiro envolto em fatias de berinjela é uma versão um pouco mais elaborada desses grelhados.
O stifado é um cozido de vitela com cebolas e temperos típicos. O curioso é que existe um prato francês com este nome. Mas é um prato totalmente diferente, feito a partir do bacalhau.
A moussaka é provavelmente o prato mais conhecido no exterior e dois mais queridos no pais.Um gratin de berinjelas com carnes picadas(normalmente de cordeiro)que é feito em toda a Grécia e que conhece muitas e muitas variações.
Mas nem só de Oriente vêm as influências .Elas também vêm do Ocidente e a da Itália é das mais sensíveis .As repúblicas marítimas de Veneza e Gênova se instalaram durante muito tempo em algumas ilhas e a Itália dominou Rhodes e outras ilhas até a II Guerra Mundial .Os pratos com massas são bastante comuns e o pasticcio, um gratin de talharini com molho branco, é um deles.
A confeitaria grega reflete a influência oriental,com doces com bastante açúcar e caldas ,como o bakalavas, feito com massa folhada que também entra em outras receitas populares.Já o rizogallo vale pela curiosidade, pela semelhança que tem com o nosso arroz doce.
Fonte: Companhia União dos refinadores