O ingrediente mais importante é o carinho. 
Bom apetite!

0283 - Truta ao vinho branco e os segredos da cozida francesa (parte II)

Ingredientes:

4 trutas perto de 250g cada
1 ½ xícara de chá de leite
2 colheres de sopa de farinha de trigo
sal e pimenta branca, moída a gosto
3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de óleo de milho
100g de champignon cortados em 4 partes
½ cebola pequena bem picadinha
1 xícara de chá de vinho branco
1 ½ xícara de chá de creme de leite (natas)
suco de ½ limão

Modo de fazer:

Lave as trutas e seque bem. Passe pelo leite e depois pela farinha. Retire os excessos, salgue e apimente. Esquente 2 colheres de sopa de manteiga e o óleo em uma frigideira grande e frite as trutas em fogo alto. Por aproximadamente 5 minutos de cada lado. Retire e reserve. Acrescente a colher de manteiga restante e frite os champignons, na mesma frigideira, também em fogo alto. O líquido que os champignons soltam deve desaparecer. Retire e reserve. Ainda na mesma frigideira frite muito rapidamente a cebola. Não deixe que ele mude de cor e acrescente, em seguida, o vinho branco. Sempre no fogo alto, reduza o vinho, durante 3 minutos. Baixe o fogo, junte os champignons, o creme de leite e o suco de limão. Salgue, apimente e retire do fogo. Monte o prato num refratário. Coloque as trutas e cubra com o molho.
Esquente o forno e gratine as trutas durante 10 minutos, em fogo baixo. Sirva com batatas cozidas, cortadas em fatias e passadas na manteiga.

 

 

Cozinha é Cultura

 

 

Quem vai a um restaurante francês no Exterior pode pensar que o povo daquele país só consome pratos sofisticados. No entanto, uma pesquisa feita pela revista Cuisine et Vins de France, de 1984, mostrou que o prato preferido era o simples pernil de cordeiro assado, o gigot d´gneau. Nessa pesquisa, cada entrevistado podia citar três pratos de sua preferência e o gigot ficou com 43% dos votos, seguido pelo coq au vin (30%) stak au poivre (27%) e boeuv bourghignon (26%). Como se vê, uma preferência nítida por pratos populares, bem próximos de suas origens camponesas.

Também de origem simples, é o cassoulet, a famosa “feijoada de feijão branco” (que ficou com 20% dos votos na mesma pesquisa), um prato que tem muitas versões e até mesmo é alvo de disputas sérias entre cidades do Sudoeste, região de Toulouse, sobre a sua origem e “receita certa”. A rigor, não existe essa receita certa para o cassoulet que mistura o feijão branco com muitas lingüiças, carnes de porco, de cordeiro e, em muitas versões, o confi de pato, ou de ganso.

Esse confi, também do Sudoeste, nada mais é do que a carne aferventada e conservada na própria gordura. Pode ser feito com pato, ganso, porco, e outras carnes. Uma necessidade dos tempos em que não havia refrigeração.

Aqui no Brasil, o “confi” de porco era comum nas fazendas antigas, mas acabou sendo esquecido nos tempos modernos. Infelizmente as tradições culinárias no Brasil não são tão respeitadas quanto na França. Talvez por esse respeito a tradição seja que a cozinha francesa tenha hoje o reconhecimento mundial.

A confeitaria francesa é tão rica quanto sua cozinha. A charlotte aux fraises (a sobremesa preferida dos franceses) e a tarte Tatin representam as duas faces das facetas da confeitaria do país. A charlott0e1 é um exemplo do lado sofisticado, de preparação elaborada e de lindos efeitos visuais. A tarte Tatin é uma “torta inventada” de ma cã de origem camponesa e relativamente simples. Ela acabou levando o nome das “irmãs Tatin”, que tinham uma hospedaria no começo do século em La Mott-Beuvron, na Sologne, na qual essa sobremesa era especialidade.

Fonte: Companhia União dos Refinadores de Açúcar e Café

 

Para dar água na boca...

Cheesecake frutos vermelhos
Costela de porco com batata doce
Salada feijão branco com rucula e presunto
Bolo de banana natural
Pão do Edgard
Pizza com muzzarela búfula e manjericão
Picadinho de carne com vinho e ovo
Ragu de rabada com polenta
Naked Cake de frutos vermelhos

Siga-nos no Instagram

Copyright © 2019 podComer. Todos os direitos reservados.

Quem está online

Temos 182 visitantes e Nenhum membro online